Quando o C.LEO Arthur Toni Mainardi, presidente do LEO Clube Guaporé, recebeu um e-mail da C.LEO Daniella Maria Feliciano dos Santos, assessora de campanhas do Distrito LEO L D-7, informando da realização da I Campanha Distrital, todos CC.LEO se motivaram para a organização e realização da mesma.
Nas reuniões semanais que o Clube realiza, o tema cidadania foi debatido com entusiasmo entre os CC.LEO e a Conselheira LEO Teresinha Maria Frare. Primeiramente o C.LEO Arthur Toni Mainardi, explicou os objetivos da I Campanha Distrital e explanou sobre o assunto.
Nas reuniões seguintes foi montado um pequeno projeto, contendo os objetivos e o que seria realizado, para apresentar para a professora Joelma Idiane Friguetto Flamia, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi. Essa escola foi escolhida porque fica num bairro carente de Guaporé, onde violência e tráfico de drogas são comuns para as crianças que aí moram.
No dia dois de setembro, o C.LEO Arthur Toni Mainardi e a C.LEO Vitória Fornari apresentaram o projeto para a diretora da escola e para Doraci Bortoncello, Secretária de Educação de Guaporé, o qual foi aprovado para que o Clube realizasse a campanha com uma turma de sétima série daquela instituição de ensino.
Com o projeto aprovado, os CC.LEO do LEO Clube Guaporé começaram a se interagir ainda mais do assunto para poder apresentar aos alunos. O C.LEO Arthur Toni Mainardi, C.LEO Shaiane Ferreira e C.LEO Diego Baldissareli, os quais irão participar mais ativamente da campanha se reuniram para estudar o assunto no dia 20 de setembro.
Na reunião do dia dois de outubro, os CC.LEO dividiram a campanha em quatro partes, uma para cada dia.
- Primeira parte: reservada para a apresentação do LEO Clube e os objetivos daquele encontro.
- Segunda parte: advogada Mari Maule irá falar sobre a relação entre ética e cidadania.
- Terceira parte: Defensor Público da Comarca de Guaporé, Ricardo Giardello, irá apresentar os direitos e deveres do cidadão.
- Quarta parte: No último encontro, os CC.LEO irão realizar dinâmicas com os alunos para ver se eles entenderam o assunto discutido durante a semana.
No dia cinco de outubro, a C.LEO Vitória Fornari confirmou com a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi a data de realização dos quatro encontros com uma turma de sétima série. A I Campanha Distrital irá se realizar nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro, das 7h15min às 9h.
No dia sete de outubro, o C.LEO Arthur Toni Mainardi, se encontrou com o Defensor Público da Comarca de Guaporé, Ricardo Giardello, para repassar o projeto do LEO Clube Guaporé e definir o tema da mini-palestra. No mesmo dia, a C.LEO Mariana Luiza Maule Bedin, conversou com a advogada Mari Maule sobre a I Campanha Distrital.
Na reunião de nove de outubro ficou para acertar os últimos detalhes da realização da I Campanha Distrital.
Segunda-feira, 18 de outubro.
No primeiro dia, o C.LEO Arthur Toni Mainardi, C.LEO Shaiane Ferreira e C.LEO Diego Baldissareli foram apresentados à turma 701 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi pela diretora, professora Joelma Idiane Friguetto Flamia, a qual falou que o LEO Clube iria realizar um trabalho com eles até quita-feira, dia 21.
De imediato o C.LEO Diego Baldissareli pediu para que os alunos ficassem de pé para realizar uma pequena atividade física, a qual consistia em alongamentos para espantar o sono. Logo após, ele explanou para os 16 alunos o que é um LEO Clube, o que faz um LEO Clube, o que significa um LEO Clube e como faz para participar do LEO Clube.
Na sequência o C.LEO Arthur Toni Mainardi, explicou aos alunos o objetivo do trabalho a ser realizado. Pediu para que os alunos escrevessem o que eles achavam que era cidadania. Com o que os alunos falaram o C.LEO Arthur Toni Mainardi e a C.LEO Shaiane Ferreira montaram uma planilha com as opiniões.
Terça-feira, 19 de outubro.
O segundo dia do mini-curso foi marcado pela conversa que a advogada Mari Maule teve com os alunos. O papo foi bem descontraído. O assunto do dia foi à relação cidadania e ética. Como estamos em época de eleições, o tema foi bastante discutido entre os alunos e a palestrante.
Quarta-feira, 20 de outubro.
O terceiro dia ficou reservado para o encontro dos alunos com o Defensor Público da Comarca de Guaporé, Ricardo Giardello. Já que ele defende os direitos do cidadão, isso foi o assunto para a conversa. Ele explicou o que é a Constituição Brasileira e os deveres de cada cidadão. A conversa foi muito produtiva e os alunos puderam esclarecer suas dúvidas.
Quinta-feira, 21 de outubro.
O nosso último encontro com os alunos da turma 701 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi foi bem interativo. O C.LEO Diego Baldissareli dividiu a turma em três grupos e pediu para que eles escrevessem o que tinham entendido sobre cidadania. Após, foi montado um cartaz com as palavras e frases que os alunos tinham escrito. O cartaz foi fixado na parede da sala de aula, para que eles se lembrem o que é cidadania e os direitos e deveres do cidadão.
Na sequência, o C.LEO Diego Baldissareli comandou duas dinâmicas com a turma. Uma consistia em saber o companheirismo que há na turma e a outra sobre a atenção. As dinâmicas foram bem aceitas pelos alunos, os quais no final receberam pirulitos e o certificado de ‘Bom cidadão’.
ConsideraçõesO LEO Clube Guaporé achou muito interessante o assunto da I Campanha Distrital do Distrito LEO L D-7, o qual os CC.LEO puderam, primeiramente, se integrar mais ao assunto, para depois repassar aos alunos da turma 701 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi. Todos CC.LEO estudaram o tema, mas pelo horário de realização da campanha, apenas o C.LEO Arthur Toni Mainardi, C.LEO Shaiane Ferreira e C.LEO Diego Baldissareli foram ao encontro dos estudantes.
A turma escolhida tinha 16 alunos, com a média de 14 anos. Durante os quatro dias eles demonstraram bastante interesse no assunto e participaram de todas as atividades propostas pelo Clube. Temos certeza que fizemos a diferença com a realização desta campanha, os CC.LEO e os palestrantes convidados passaram a mensagem de que cada cidadão deve lutar pelos seus direitos, desde que respeite os direitos dos outros cidadãos.
Como a escola fica localizada num bairro violento da cidade, e os estudantes são de baixa renda, sabemos que o objetivo proposto pelo LEO Clube Guaporé foi atingido. Queremos e vamos realizar mais campanhas dessa natureza com outras turmas da escola, passando a mensagem de cidadania e companheirismo para os demais alunos.