
Na quarta-feira, 11 de maio, foi dada a largada para a união de esforços globais que pretende reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito em todo o planeta. O desafio foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu 2011-2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
Mais de 170 países estão realizando ações específicas na área de segurança viária para que o número de mortos no trânsito diminua. O Brasil é um desses países, e Guaporé é um dos municípios brasileiros que está engajado nessa ação global através do LEO Clube Guaporé, que inicia a campanha na cidade neste sábado, 21 de maio, com a distribuição de panfletos com dicas de segurança no trânsito.
Desde agosto de 2009, quando foi lançada a campanha Paz no Trânsito, é o que pedimos!, os jovens do LEO Clube Guaporé realizam ações que visam a diminuição no numero de acidentes, e consequentemente, o de vítimas fatais. A Caminhada pela Vida, realizada em novembro de 2009, mobilizou cerca de 700 pessoas em prol da vida, e desde então várias atividades são realizadas mensalmente.
Dados oficiais divulgados pela Brigada Militar, apontam 158 acidentes ocorridos somente no perímetro urbano nos primeiros 139 dias desse ano, um número que só deve aumentar nos próximos meses. “Queremos que a nossa iniciativa se torne uma política pública em Guaporé, pois com a ajuda da administração municipal e demais órgãos, podemos efetivamente reduzir o número de acidentes no trânsito, através de ações que visam, desde a educação no trânsito nas escolas até a conscientização dos motoristas”, destaca Arthur Mainardi, presidente do LEO Clube Guaporé.
A maioria dos acidentes ocorridos no município são de danos materiais, sendo que os de pequenas proporções onde os policiais militares não são comunicados e há sempre um acordo entre as partes envolvidas não entram nas estatísticas. Ou seja, Guaporé registra mais de dois acidentes por dia, muitas vezes pela falta de atenção dos motoristas, que no corre-corre do dia a dia não respeitam as sinalizações, e também pelo aumento da frota de automóveis no município, que em horas de tráfego intenso fica quase impossível atravessar as vias principais.
A ação desde sábado do LEO Clube Guaporé é uma das muitas que estão sendo programadas pelos associados, mas elas só terem seu objetivo alcançado se cada um fizer a sua parte, só assim teremos um trânsito mais seguro em nosso município.